Os seis grandes conceitos do Arduino são:
Bom, vamos falar um pouco sobre cada um dos conceitos:
digitalWrite()
Descrição:
Escreve um valor HIGH ou um LOW em um pino digital. Se o pino foi configurado como uma saída (output) com opinMode(), sua voltagem será determinada ao valor correspondente: 5V (ou 3.3V nas placas de 3.3V) para HIGH, 0V (terra) para LOW.
Se o pino está configurado como uma entrada (input) escrever um HIGH levantará o resistor interno de 20KΩ. Escrever um LOW rebaixará o resistor.
analogWrite()
Descrição:
Escreve um valor analógico (onda PWM) em um pino. Pode ser usado para acender um LED variando o brilho ou girar um motor a velocidade variável. Depois de realizar um analogWrite(), o pino vai gerar uma onda quadrada estável com o ciclo de rendimento especificado até que o próximo analogWrite() seja realizado (ou que seja realizado umdigitalRead() ou digitalWrite() no mesmo pino). A freqüência do sinal PWM é de aproximadamente 490Hz.
Nas novas placas Arduino (incluindo o Mini e o BT) com o chip ATmega168 esta função é eficiente nos pinos 3,5,6,9,10 e 11. Placas Arduino mais antigas com um ATmega8 suportam o analogWrite() apenas nos pinos 9,10 e 11.
digitalRead()
Descrição:
Lê o valor de um pino digital especificado, HIGH ou LOW.
Sintaxe:
digitalRead(pin)
Parâmetros:
pin: o número do pin digital que você quer ler (int)
Retorno:
HIGH ou LOW
if() statements / Boolean
if/else permite um controle maior sobre o fluxo de código do que a sentença if básica, tornando possível que múltiplos testes sejam agrupados. Por exemplo, uma entrada analógica poderia ser verificada e uma ação específica seria tomada se o valor de input fosse menor que 500 e outra ação seria tomada se o input fosse 500 ou mais.
boolean: variáveis boolenas podem ter apenas dois valores verdadeiro (true) e falso (false).
analogRead()
Descrição:
Lê o valor de um pino analógico especificado. A placa Arduino contém um conversor analógico-digital de 10 bits com 6 canais (8 canais no Mini e no Nano). Com isto ele pode mapear voltagens de entrada entre 0 e 5 volts para valores inteiros entre 0 e 1023. Isto permite uma resolução entre leituras de 5 volts / 1024 unidades ou 0,0049 volts (4.9 mV) por unidade.
São necessários aproximadamente 100 μs (0.0001 s) para ler uma entrada analógica, portanto a velocidade máxima de leitura é de aproximadamente 10.000 vezes por segundo.
Serial communication
Usado para comunicação entre a placa Arduino e um computador ou outros dispositivos. Todas as placas Arduino têm pelo menos uma porta em série (também conhecido como um UART ou USART): Serial.Ele se comunica nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX), bem como com o computador via USB. Assim, se você usar essas funções, você também não pode usar pinos 0 e 1 para entrada ou saída digital.
Fontes:
http://www.arduino.cc
https://multilogica-shop.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário